Primeira Dama Francisca 2012

Primeira Dama Francisca 2012

PREFEITO GILSON & PRIMEIRA DAMA FRANCISCA

PREFEITO GILSON & PRIMEIRA DAMA FRANCISCA
2011

Premiação de Gestores Municipal

Premiação de Gestores Municipal
Pelo desenvolvimento nos Municípios

GOVERNO FEDERAL

GOVERNO FEDERAL

Primeira Dama

Primeira Dama
PRIMEIRA DAMA DE QUIXELÔ AGRADECE A VOCÊ PELA VISITA

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Primeira Dama Participa da Páscoa das Crianças da Brinquedoteca No CRAS QUIXELÔ.

Crianças da Brinquedoteca  Se encontram com a Primeira dama do Município de Quixelô Francisca no Momento Muito Especial desejam Feliz Páscoa, e recebem ovos  de  Páscoa.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Segundo Momento do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher! sede (Quixelô)

 Primeira Dama Francisca ,Coordenadora da Cultura de Quixelô Lucia Morais, Secretaria de Educação Kelma Garboria,Secretaria de Agricultura Martha Rocha,Secretaria da Assistência Social e Lucia(SEBRAE)
Realizado No Gabinete do Prefeito.(GILSON JOSÉ DE OLIVEIRA )

Primeira Dama Participa de Encontro para criação do CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA MULHER ! (Primeiro Momento da Criação do Conselho)

Coordenadora da Cultura de Quixelô, Lucia Morais, Primeira Dama de Quixelô Francisca Josefa e
Drª Mônica Barroso, Realizado na Coordenadoria de Politicas Públicas  para  a Mulher.
Fortaleza -Ce
Fortaleza -Ce
2011
CCDM.

O Conselho Cearense dos Direitos da Mulher (CCDM), criado pela Lei nº 11.170 de 2 de abril de 1986, está vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus).
O CCDM é constituído de um colegiado composto por 14 (quatorze) conselheiras, cujo mandato é de 4 (quatro) anos. Metade dos membros é constituída de representantes da Sociedade Civil e a outra metade é formada por representantes das seguintes secretarias estaduais: Secretaria da Justiça e Cidadania; Secretaria da Cultura; Secretaria da Educação Básica; Secretaria da Saúde; Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social; Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social; e Defensoria Pública Geral do estado do Ceará.
O Conselho é um órgão de deliberação coletiva apto a propor políticas públicas e ações que possibilitem o exercício dos direitos humanos da mulher e sua participação no desenvolvimento social, político, econômico e cultural do Estado do Ceará. Também desenvolve ações através de parcerias com órgãos setoriais do Governo Estadual e com outras instâncias governamentais e não governamentais, no âmbito nacional e internacional. Sendo assim, a institucionalização da luta pela defesa de direitos, relacionada com a participação da sociedade civil, possibilita a consolidação efetiva da democracia no Ceará e no Brasil.



segunda-feira, 4 de abril de 2011

Encontro Nordestino de Primeiras Damas em João Pessoa Na Paraíba

PRIMEIRAS DAMAS CEARENSES PARTICIPAM DO CONGRESSO  EM JOÃO PESSOA -PB
PRIMEIRA DAMA DE QUIXELÔ FRANCISCA 
 A PRIMEIRA DAMA FRANCISCA  AO LADO  DAS PRIMEIRAS DAMAS CEARENSES,E DA PRIMEIRA DAMA DO ESTADO DA  PARAIBA  PÂMELA  BÓRIO 
PRIMEIRA DAMA DO MUNICÍPIO DE QUIXELÔ FRANCISCA 
 RECEBENDO O DIPLOMA NO CONGRESSO,PALESTRAS VOLTADA Á MULHER.

PRIMEIRA DAMA DE QUIXELÔ FRANCISCA E PRIMEIRA DAMA DE JOÃO PESSOA -PB PÂMELA BÓRIO

Acontece no final do mês de março, entre os dias 29 e 31, em João Pessoa/PB o Encontro Nordestino de Mulheres para o Desenvolvimento sócio econômico e o Encontro Nordestino de Primeiras-damas. O evento tem como objetivo reunir mulheres das mais diferentes áreas para propor uma discussão acerca da atuação da mulher no campo social, político, econômico e jurídico do País. Célia Costa Lima, presidente da APDMCE é uma das palestrantes convidadas e conduzirá a palestra “A importância das associações das primeiras-damas no desenvolvimento social”, além de ser a responsável pela mesa-redonda “Entidades de Mulheres para o Desenvolvimento Social e Econômico”, que irá apresentar os princípios e orientações para a criação de outras associações de primeiras damas. 

O campo da gestão pública é marcado hoje por uma grande variedade de temas e abordagens, incluindo desde governança global à gestão local, passando pela reforma do Estado e pela redefinição das relações que as diversas instâncias de governo e os atores sociais mantêm na esfera pública. De caráter interdisciplinar, a gestão pública tem como desafio consolidar as contribuições das diversas áreas em prol do desenvolvimento comunitário.

Nesta tendência contemporânea de desenvolvimento, a mulher surge como uma importante personalidade neste turbilhão de demandas por melhoras sociais e econômicas. Essa figura feminina deve ser cada vez melhor posicionada na sociedade, devendo assumir um significativo papel em todas as esferas sociais. Para tanto, deve haver a conscientização dessa importância em elevar seu nível de qualificação para desempenharem com eficiência e eficácia a função de articuladoras do desenvolvimento social em seus Estados e Municípios.

Assim sendo, pode-se perceber a necessidade de uma interação maior, que possa reunir as mais influentes mulheres do contexto nacional, para que se mantenha acesa a chama das discussões e debates sobre essa participação, com eventos propositivos e suficientes para unir as grandes personalidades que, de forma discreta, vem mudando o Brasil.
Abaixo segue a programação do evento. Primeiras-damas dos municípios filiados à APDMCE tem inscrição com um valor diferenciado. 
Para mais informações: apdmce@apdmce.com.br, 85 4006-4058/ 85 4006-4059/ 85 9603-8179



PROGRAMAÇÃO

29.03.2011 – Terça-Feira 
•16h – Credenciamento
•17h - Abertura oficial: Composição da Mesa
•18h - Palestra: Cenário Nacional acerca de Políticas para Mulheres. Palestrante: Ministra Iriny Lopes – Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres. 
•19h - Encerramento

30.03.2011 – Quarta-Feira 
•8h - Palestra: A mulher Nordestina no Cenário Nacional. Palestrante: Dep. Federal Luiza Erundina. Presidenta de Mesa: Nézia Gomes – Secretária Municipal de Política Pública para Mulheres. - Debate.
•09h30min - Palestra: A Mulher no Mercado de Trabalho. Palestrante: Luiza Helena - Proprietária do Magazine Luiza. Presidenta de Mesa: Beatriz Ribeiro Teixeira de Carvalho – Diretora Executiva do Sistema Correio de Comunicação. - Debate.
•11h - Palestra: Mulheres para o Desenvolvimento Social e Econômico. Palestrante: Professora Doutora Rosângela Alves de Oliveira – Chefe do Departamento de Serviço Social da UFRN. Presidenta de Mesa: Douraci Vieira dos Santos – Ex-secretária de Políticas Públicas para Mulheres no Estado da Paraíba. - Debate.
•12h - Intervalo para o almoço
•14h - Palestra: Avanços e Desafios do Empreendedorismo Feminino. Palestrante: Sueli Batista dos Santos – 1ª Vice- Presidenta da Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais. Presidenta de Mesa: Raissa Lacerda – Vereadora da Cidade de João Pessoa – PB. - Debate.
•15h30min - Palestra: A mulher e a Inclusão Social. Palestrante: Professora Doutora Vera Maria Monteiro de Souza Rios - Ex Conselheira do Conselho Estadual da Condição Feminina – SP. Presidenta de Mesa: Iraê Lucena – Secretária Estadual de Políticas para Mulheres do Estado da Paraíba. - Debate.
•17h - Palestra: A Violência Contra as Mulheres e a Lei Maria da Penha – Palestrante: Professora Doutora Regina Célia Almeida Barbosa – Diretora Pedagógica do Instituto Maria da Penha. Presidenta de Mesa: Sandra Marrocos – Vereadora da Cidade de João Pessoa. - Debate.
•18h30min – Encerramento.

31.03.2011 – Quinta-Feira
•8h - Palestra: A condição da Mulher na Economia: perspectivas de gênero. Palestrante: Célia Gurgel – Professora Doutora da Universidade Federal de Fortaleza. Presidenta de Mesa: Crisneilde Rodrigues Barbosa de Lima – Presidenta da Associação Promocional do Poder Legislativo da Paraíba. - Debate.
•9h30min - Palestra: Contribuição da Federação das Associações de Mulheres de negócios e Profissionais e sua Relação com o Empoderamento Feminino. Palestrante: Arlete Carminatti Zago – Presidente da Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais - BPW Brasil. Presidenta de Mesa: Pâmela Bório - Primeira Dama do Estado da Paraíba. - Debate.
•11h - Palestra: A Importância das Associações das Primeiras-Damas no Desenvolvimento Social – Palestrante: Dra. Célia Costa Lima – Presidenta da Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará – APDMCE. Presidenta de mesa: Ana Cláudia Vital do Rêgo – Primeira Dama da Cidade de Campina Grande – PB. – Debate
•12h – Intervalo para o Almoço.
•14h - Mesa Redonda: Entidades de Mulheres para o Desenvolvimento Social e Econômico. 
Tema de Discussão: Princípios e Orientações para a Criação da Associação de Primeiras Damas dos Estados Nordestinos. Responsável: Dra. Célia Costa Lima – Presidenta da Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará – APDMCE. -Debate.
•15h30min – Tema de Discussão: Princípios e Orientações para a Criação de Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais. Responsável: Arlete Carminatti Zago – Presidente Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais
-Debate.
•16h30min – Encerramento